3 tecnologias em condomínios que vão facilitar a sua vida

3 tecnologias em condomínios que vão facilitar a sua vida

Já reparou como a tecnologia tem dado saltos absurdos e rápidos nos últimos anos? Presente em dispositivos eletrônicos, veículos, lojas e até cartões bancários, ela vem para otimizar e facilitar o nosso dia a dia. Por esse motivo é que a tecnologia também está invadindo – no melhor dos sentidos – os condomínios, trazendo mais praticidade, agilidade e aprimorando a nossa segurança.
Quem projeta condomínios modernos dentro dos modelos que conhecemos atualmente sabe que eles precisam se manter dentro das novidades e tendências da área, o que engloba desde os sistemas de segurança até soluções de tomadas em um apartamento.
A inteligência predial está entre nós. Quer saber 3 dessas tecnologias em condomínios que vão deixar seus dias muito mais práticos? É só continuar lendo!

1. TOMADAS USB

Você conhece alguém do seu convívio que não tenha um smartphone, um tablet ou notebook? Pois é! Às vezes, até todos, certo? Independentemente se nossas mães até hoje falam que é para a gente sair da frente da tela, é fato que esses aparelhos já fazem parte da nossa vida (em alguns casos, são uma extensão nossa) e que a maioria deles é carregada por uma entrada USB.
É isso: hoje, quando falamos de tecnologia essencial em instalações elétricas de apartamentos, falamos também de tomadas USB. Daquelas, de parede, comuns, mas cujo plug se dá pela entrada USB, compatível com todos os modelos de tablets, smartphones, notebooks, câmeras etc. Além de poder carregá-los com muito mais facilidade, você dispensa o uso do adaptador.

VANTAGENS DA TECNOLOGIA USB

A bateria descarregada no meio do dia está com seus dias contados. Plug nela!
Nosso país é cheio de polêmicas, e uma das mais recentes se chama “novo padrão de tomadas”. Se para os brasileiros foi difícil fazer as atualizações, pense nos novos apartamentos com a praticidade da tomada USB e também das novas tomadas! Vai dar até para escolher.
Maior velocidade no carregamento: por meio de uma corrente de 1500mA, compartilhada entre duas portas, testes constataram que os smartphones carregam completamente em menos de uma hora. Ou seja, o processo pode ser mais rápido do que usando um adaptador convencional.
Economia de energia na conta e na prática: quando o celular carrega totalmente, a tomada “entende” e para de puxar energia.
Com mais de uma porta, a tomada permite o carregamento de mais dispositivos simultaneamente.
Tomadas USB são bivolt.
É possível instalar as tradicionais tomadas no mesmo circuito.

2. ESTAÇÃO PARA CARREGAMENTO DE CARROS ELÉTRICOS

No quesito setor automotivo, o carro elétrico talvez seja, atualmente, o que há de mais tecnológico, caminhando ao lado da tendência de carros autônomos e da conectividade.
Essa tecnologia limpa, que carrega quase a bateria inteira dos veículos em poucos minutos, está conquistando cada vez mais brasileiros de olho no moderno x sustentável. A tendência é que até o ano que vem a gente já receba modelos de carros com preços mais acessíveis. Por meio do Rota 2030 – nova política industrial para o setor automotivo –, que determinou incentivos fiscais para carros híbridos e elétricos, as importadoras ganham mais um estímulo para trazê-los e, as montadoras, para fabricá-los.
Quer mais indícios de que eles vão avançar no país mais cedo do que muitos pensam? Já existe a instalação de redes com eletropostos em rodovias. Por isso, condomínios com estação para carregamento de carros elétricos oferecem não só algo superatual, como necessário em algum tempo.

3. ELEVADOR COM COMANDO INTELIGENTE

Hoje, os elevadores já contam com quadros de comandos muito mais modernos que os modelos eletromecânicos, funcionado como uma espécie de cérebro – ou seja, controlando todas as funções de uma maneira mais confiável e eficiente. Isso gera, entre outras coisas, maior segurança, menor gasto com energia elétrica, menor índice de manutenções corretivas e um melhor tráfego.
Além disso, os elevadores são capazes de:
Memorizar chamadas.
Programar viagens com prioridade de atendimento: o comando envia o elevador mais próximo ao piso de chamada.
Fazer a contagem dos andares e indicam o sentido da viagem.
Controlar a própria velocidade, reduzindo ruídos.

TECNOLOGIA DE CONTROLE DE ACESSO

Foi-se a época em que isso aparecia só em filmes de agentes secretos. Os novos e modernos condomínios – tanto comerciais quanto residenciais – agora apresentam elevadores com controle de acesso. Feito por meio da codificação inteligente de biometria da impressão digital e/ou reconhecimento facial, o controle passa a ser muito mais rápido e seguro.

Benefícios:
Não são necessários atendentes ou porteiros para o seu funcionamento.
Identifica todos os moradores, funcionários e até visitantes.
Armazena dados, com registros de entradas e saídas e relatórios gerenciais.
Restrição de acessos a horários pré-estabelecidos.
Acessos múltiplos de uma mesma pessoa.
Permissão preestabelecida a determinados andares segundo o usuário etc.

Viu só? Tecnologias como essas em condomínios são uma realidade que, atrelada a benefícios como área de lazer completa – com espaço fitness e área gourmet – e outros, está deixando a vida de muita gente mais prática, ágil e segura.
A sua pode ser uma delas. A Somattos, por exemplo, lançou alguns empreendimentos que já contam com todos os exemplos de tecnologias acima, como o Legacy

Conheça outros imóveis aqui

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *