Patrimônio de BH: a revitalização que preserva a história

O processo de restauração de um patrimônio histórico tombado merece destaque. Os monumentos, por si só, têm grande relevância – seja ela social, histórica, arquitetônica ou mesmo afetiva. 

Conservar esses bens, que estão intimamente ligados à identidade local e do povo que ali vive, significa manter viva a história que carrega uma eminente importância cultural. Em Belo Horizonte, a Patrimar e a Somattos vivenciam isso na prática: as construtoras estão revitalizando prédios tombados do Comércio do Conjunto, no bairro Funcionários, construído na década de 1940. 

Logo atrás dos prédios tombados, ergue-se o Home Residence.

O projeto é uma contrapartida para a construção do Home Residence, empreendimento incorporado pelas duas empresas. A previsão de conclusão das obras é em março de 2020, junto com o prédio.

Beatriz Maria Fonseca, conservadora-restauradora envolvida na revitalização.

De acordo Beatriz Maria Fonseca, conservadora-restauradora envolvida na revitalização feita pelas construtoras, os detalhes são muitos e merecem atenção. “As ações de restauro envolvem um apurado diagnóstico do estado de conservação para que as estruturas fiquem aptas ao uso atual, integrando passado e presente”, conta. O processo de conservação das peças baseou-se nas diretrizes do Memorial Descritivo do Projeto de Restauro aprovado pelo órgão de proteção do patrimônio cultural de Belo Horizonte. 

Janelas com vidro tipo fantasia restauradas.

Beatriz conta, ainda, que muitas peças originais foram devidamente tratadas e mantidas. Esquadrias metálicas e de madeiras, fechaduras e dobradiças, bem como muitos vidros tipo fantasia que não são produzidos mais, são exemplos. Durante todo o processo, foram restauradas muitas peças originais, como o piso hexagonal vermelho, as janelas de duas ou três folhas com venezianas de vidro, inúmeras portas, fechaduras e as cores das fachadas.

Detalhes como esta maçaneta da época foram preservados.

Entre os itens restaurados, está o piso hexagonal vermelho.

Os imóveis comerciais do prédio já estão disponíveis para venda (confira mais informações no site do empreendimento). Acompanhe o status do reparo pelas redes sociais da Somattos, no Facebook e Instagram, e observe o encontro da rua Padre Marinho com a av. Brasil. 😉 

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *