Como escolher um arquiteto?

5 dicas para achar o melhor arquiteto para você

A construção ou reforma de um imóvel é uma etapa que exige planejamento não apenas financeiro como também nos profissionais que você contrata. São sonhos e boa quantia de dinheiro envolvidos. Nessa hora, contar com um bom arquiteto é essencial. Ele será o responsável por traduzir o que o cliente quer em realidade.

Mas como encontrar o arquiteto ideal? Aquele que vai saber entender o que você quer e deixará o seu imóvel como sempre sonhou?

Confira as nossas 5 dicas para encontrar o arquiteto ideal para o seu projeto.

 

1.    Verifique se ele é um profissional registrado no CAU

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil é o órgão regulador da profissão no Brasil. O primeiro sinal verde para um arquiteto é que, além de ter uma sólida formação na área, ele tenha registro no CAU. Isso é um passo positivo para que ele conheça a legislação e a sua obra aconteça da melhor maneira. Você pode fazer a consulta no próprio portal do Conselho.

 

2.    Escolha um arquiteto que combine com o seu estilo

Ao buscar o arquiteto ideal para o seu projeto, tenha em mente que há profissionais de diversos estilos. Busque alguém que tenha uma visão estética parecida com o resultado que você deseja atingir. Para isso, converse muito com quem você deseja contratar e seja bem claro sobre o que você espera como resultado.

 

3.    Peça indicação a amigos

Mesmo na era da internet, a indicação de conhecidos ainda vale muito. Converse com aqueles que já estão com projetos prontos e descubra sobre valores, prazos e todas as questões que achar pertinente. Vale também visitar pessoalmente algumas obras que estão no portfólio dos que você receber indicação.

 

4.    Opte por quem tem comunicação acessível

Da fase do orçamento ao fim da sua obra muitas dúvidas e inseguranças surgirão, especialmente se for a sua primeira vez realizando reformas. Ter ao seu lado uma empresa ou um profissional de fácil comunicação irá te poupar muitas noites de sono. A partir dos primeiros contatos, fique atento ao tempo médio de resposta.

 

5.    Conheça os fornecedores da rede dele

Mesmo que a contratação dos fornecedores do seu projeto fique a cargo do arquiteto, procure saber quais são as empresas com quem ele trabalha. Busque referências no mercado e na internet sobre a qualidade dos materiais que eles utilizam.

 

Estes são apenas algumas dicas de como encontrar o arquiteto ideal para o seu projeto. Tem mais alguma? Compartilhe aqui nos comentários!

 

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *