Comprar apartamento sem corretor? 6 motivos para repensar isso

Apesar da sensação de vantagem que muitas faixas espalhadas por cidades querem passar, negociar direto com o proprietário pode ser arriscado quando o bem em questão é um imóvel. Será que comprar apartamento sem corretor é realmente vantajoso?

Vamos lá: por mais que exista a sensação de “lucro”, por achar que está se livrando da taxa de comissão, as consequências da negociação sem uma consultoria profissional podem trazer vários problemas. O ideal é encarar essa comissão como um investimento. Além de o apartamento ser um patrimônio precioso financeira e afetivamente falando, você, como futuro comprador, não conhece as malícias do mercado e nem a experiência de lidar com a burocracia dos acordos tão bem quanto um corretor imobiliário.

A seguir, nós mostraremos 6 motivos para repensar a negociação sem o acompanhamento de um profissional especializado. Confira!

 

1. Você pode correr risco de encontrar golpistas na visitação

 

Comprar apartamento envolve necessariamente fazer visitas aos imóveis de interesse, de pessoas desconhecidas.

Ou seja, sem a presença de um corretor, é um risco que você impõe à sua própria segurança. As imobiliárias possuem sistemas que checam dados fora do acesso do público em geral. Isso certamente aumenta a segurança no momento das visitas.

 

2. Será que quem está vendendo o apartamento é mesmo o proprietário?

 

Novamente: tentar fazer a negociação sozinho é abrir caminho para o inseguro e desconhecido. Sem uma imobiliária para a intermediação, o vendedor do apartamento pode omitir sua identidade e relação com o imóvel por meio de documentos.

Isso significa que você, inexperiente, corre o risco de encontrar alguém que não é o real proprietário do apartamento: pode ser o cônjuge, um sócio, um filho ou um outro parente qualquer que esteja realizando a venda sem o próprio dono saber. Indo além, essa pessoa pode “vender” o mesmo imóvel para mais de um comprador e desaparecer depois, burlando o acordo.

 

3. O status do proprietário do apartamento pode estar “sujo”

 

Outro motivo que invalida comprar apartamento sem corretor de imóveis é que, sem esse profissional e sem a checagem de dados no sistema da imobiliária, não é possível ter certeza se o proprietário em questão está respondendo a algum processo judicial.

Esse é um bom exemplo porque quem está numa situação como essa e age de má fé geralmente já pensa em se desfazer dos bens. Aí, o problema recai sobre você, já que a justiça pode anular a negociação entre você e o proprietário, gerando perda do dinheiro investido.

 

Leia também: Os documentos para financiamento imobiliário

 

4. Experiência na precificação do imóvel e atendimento imbatível

 

Comprar apartamento sem corretor é não garantir as habilidades necessárias num acordo. Com certeza, ele é um grande conhecedor de técnicas de precificação, compra e venda, o que significa, muitas vezes, uma finalização mais rápida e satisfatória da negociação.

Além disso, o corretor imobiliário sabe como ninguém avaliar um imóvel e precificar da melhor forma, que atende vários critérios como o mercado imobiliário, espaço, localização, lazer, estrutura, diferenciais etc. Aceitando o valor que o proprietário impuser, sem saber se está justo ou não, é correr mais um risco: o de perder dinheiro.

 

5. Facilidade e segurança no financiamento

 

O proprietário do apartamento pode aceitar a compra financiada. Mas, sem conhecimento das duas partes sobre como se dão as etapas dos processos, fica muito mais fácil surgirem dificuldades.

Má execução e ansiedade para uma compra rápida (e, no caso do proprietário, ter o dinheiro logo em mãos) são alguns exemplos que geram transtornos.

 

6. Problemas com a documentação

 

A melhor pessoa para avaliar se todos os documentos estão nos conformes é o corretor, também evitando ou mesmo resolvendo equívocos de forma eficaz. De fato, uma pessoa leiga dificilmente consegue solicitar e analisar a papelada corretamente, o que pode colocar em risco a negociação.

 

Diante disso, já dá para entender que vale muito a pena desapegar da ideia de reter o valor da comissão e investir no trabalho do corretor: além de você ficar despreocupado com os pormenores da transação da compra, há muito mais chances de tudo ocorrer de forma assertiva e mais ágil.

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *