BH PARA CRIANÇAS - 4 DICAS DE PROGRAMAÇÃO NO FUNCIONÁRIOS

BH PARA CRIANÇAS – 4 DICAS DE PROGRAMAÇÃO NO FUNCIONÁRIOS

Quem mora no Funcionários não precisa sair de lá pra nada. A resposta é simples: o bairro é supercompleto e muitíssimo bem localizado. Além de inúmeras opções de comércio, bares e restaurantes, ele conta com um roteiro fixo bem legal de lugares para levar crianças, fora de programações sazonais exclusivas voltadas para os pequenos.
Se você nunca pensou em levar seus filhos, sobrinhos, netos ou afilhados no circuito que a gente sugere a seguir, é bom pensar duas vezes. 😉 Confira:

PRAÇA DA LIBERDADE

Nunca é demais reforçar o potencial que esse ponto turístico belorizontino tem sobre a criançada.

Localizada no final da av. João Pinheiro e de frente para o Palácio da Liberdade, a Praça da Liberdade é adornada por jardins, coretos e estátuas. Foi construída em 1903, sendo um dos principais projetos do engenheiro Aarão Reis dentro do planejamento da nova capital.

Durante muito tempo, a Praça serviu para abrigar a sede do poder mineiro, mas, ao longo dos anos, o complexo recebeu construções variadas em estilo arquitetônico. Hoje, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Artístico de Minas Gerais – Iepha-MG.

História à parte, a Praça da Liberdade também é conhecida pela sua localização privilegiada e é um dos lugares mais visitados da capital mineira. Todos os dias tem movimento por lá, principalmente nos fins de semana; é comum ver famílias reunidas em piqueniques, caminhadas, passeios com os pets, em eventos de música, teatro e afins.

Fora do céu aberto, há o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, formado pelos prédios que antes eram utilizados pelas Secretarias de Estado e hoje foram transformados em um espaço cultural aberto à visitação (falaremos de alguns daqui a pouco).

O importante é: a Praça se tornou um espaço para atividades dos mais diversos estilos, virando um lugar que traz o equilíbrio entre o verde, um momento de descontração, e a vida agitada de BH.
ONDE FICA: entre as avenidas Bias Fortes, Brasil e a João Pinheiro você encontra a Praça da Liberdade.
FUNCIONAMENTO: livre! Pode ir a qualquer hora.

CASA FIAT DE CULTURA
Taí o primeiro dos exemplos de cultura e lazer que existem na Praça da Liberdade. A Casa Fiat de Cultura está lá desde 2006, no antigo Palácio dos Despachos, cuja fachada protegida da insolação por brise-soleil é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
Na revitalização do prédio, foi implantada a mais moderna tecnologia museológica nos moldes de padrões internacionais. Legal, né? Mas mais legal ainda é saber que a Casa Fiat de Cultura é um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil. Sua programação é repleta de valor histórico, artístico e educativo, ou seja, perfeita para um dia cheio de cultura com as crianças.

ONDE FICA: Praça da Liberdade, 10
FUNCIONAMENTO: de terça a domingo.
CONTATO: 3289-8900

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

Também na Praça da Liberdade, o Centro Cultural Branco do Brasil é um prédio inaugurado em 1930 e, hoje, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Também conhecida como CCBB, é uma rede de espaços culturais gerida e mantida pelo Banco do Brasil para disseminar a cultura pela população. Em seus 12 mil m2 de área construída, sua família pode aproveitar programação no teatro de 300 lugares, seis salas de exposição, cafeteria, sala de programa educativo, sala multimeios e loja de produtos culturais.

ONDE FICA: Praça da Liberdade, 450
FUNCIONAMENTO: de quarta a segunda-feira
CONTATO: 3431-9400

MUSEU DAS MINAS E DO METAL – MM GERDAU

A antiga Secretaria de Estado da Educação foi transformada no que é hoje a MM Gerdau, abrigando um acervo superimportante sobre mineração e metalurgia. Para contar sobre essa história e suas peculiaridades, o Museu faz uso do lúdico, da tecnologia e da criatividade: lá, a gente aprende o universo das rochas, os processos de transformação dos minérios e todo o impacto na nossa vida enquanto humanos. Também é possível, em ambientes virtuais, interagir com os espaços criados.

ONDE FICA: Praça da Liberdade, s/n° (prédio rosa)
FUNCIONAMENTO: de terça a domingo.
CONTATO: 3516-7200

O Museu está aberto para visitas em grupo, mas é preciso agendar horário: de terça a sexta, a partir de 8h. Aos sábados, é horário especial.

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *