Bambu assume papel de destaque no design de interiores

No projeto de quarto de casal, a arquiteta Fabiana Visacro usou persiana para dar um toque artesanal sem perder o ar requintado.

 

Alinhado aos conceitos de sustentabilidade, o bambu vem se tornando um material bem disputado nos projetos de decoração, compondo os ambientes com um ar elegante, harmônico e bem natural. O toque de rusticidade é outro plus para o espaço, que também ganha em personalidade.

Essa tendência chegou ao país há pouco tempo, mas já caiu no gosto dos brasileiros. O bambu permite criar uma variedade de produtos e versatilidade de uso, que vão desde utensílios domésticos até sua utilização em pisos, paredes, mobiliário, construções habitacionais e paisagismo. E não é só isso. De acordo com a cultura chinesa, essa planta ornamental ainda convida a prosperidade, fortuna e energia para o lar.

O bambu é prático, resistente e muito durável e, dependendo do tratamento, pode se encaixar e atender às diversas necessidade e propostas, sejam elas de paisagismo, de arquitetura ou de design de interiores.

Segundo o mestre bambuseiro, Lúcio Ventania, o bambu pode ser usado para vários tipos de decoração. “Na cidade, ele traz despojamento e a marca da tão desejada sustentabilidade. No meio de eletrônicos e dos materiais sintéticos, peças de bambu dão um toque ecológico sem criar conflito. Já nas casas de campo e de praia, móveis e objetos da planta se apresentam como elemento de integração. Em empresas, o material cumpre o papel de harmonizador, deixando as pessoas com a sensação de que um mundo mais natural é possível, e em restaurantes ou lojas traz, além de elegância, a descontração necessária ao dia a dia”, analisa.

Fonte: Estado de Minas

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *